Concursos Públicos e Seleções  
 
 
AJUDA
Conheça a estrutura deste site para facilitar a sua utilização.
VISÃO GERAL
   O site é dividido em três colunas como mostrado na figura ao lado.
  • Na primeira coluna, pode-se identificar a logomarca do contratante, o calendário atualizado do certame e links para entrar em contato com a organizadora do concurso/seleção.
  • Na segunda coluna, pode-se verificar um resumo de informações do concurso/seleção retirados do edital.
  • Na terceira coluna, pode-se acessar o Formulário de Cadastro On Line da Inscrição, a página de Consulta Situação de Candidatos e os Arquivos/Informações disponibilizados.
Primeira Coluna
   Na primeira coluna, pode-se visualizar:
  • O brasão ou a logomarca do contratante do concurso/seleção.
  • O ícone do Calendário do Concurso que mostra as atividades do certame, data/período em que será executada a atividade e o local em que será realizado/divulgado a atividade.
  • Link para ser enviada uma solicitação ou dúvida (sistema de requerimento) e link para envio de e-mail.
Segunda Coluna
   Na segunda coluna, pode-se visualizar um resumo sobre o certame. Neste resumo o usuário pode verificar os cargos, a quantidade de vagas, a remuneração, o valor e o período das inscrições e a data da prova objetiva.
Terceira Coluna
   Na terceira coluna, o usuário tem à sua disposição:
  • Link de acesso ao Formulário de Inscrição On Line. Este formulário só estará disponível para cadastro no período definido em edital ou suas retificações para a realização das inscrições.
  • Link de acesso à página Consulta Situação de Candidatos. Esta página permite ao usuário acessar os dados cadastrados no Formulário de Inscrição On Line e acessar o Sistema de Requerimentos e Recursos.
  • Links de Informações/Arquivos. Estes links são divulgações de editais, erratas de editais, informações de local de prova, gabaritos, resultados, etc.
INSCRIÇÕES ON LINE - FORMULÁRIO DE CADASTRO
   A página é dividida em cinco partes como mostrado na figura ao lado.
  • A primeira parte apresenta a área de Dados Pessoais a serem preenchidos pelo candidato.
  • Na segunda parte, o usuário deve preencher os campos da área Dados do Concurso.
  • Na terceira parte, o usuário encontra a área Portador de Deficiência que é destinada aos candidatos que desejam concorrer no certame como portador de deficiência.
  • Na quarta parte, o usuário visualiza a área Atendimento Especial que é destinada aos candidatos que desejam algum tipo de atendimento na hora da prova.
  • A quinta parte apresenta campo de aceitação das regras do edital e o botão Avançar.
Primeira Parte - Dados Pessoais
   Na primeira parte, deve-se preencher os campos relativos aos dados pessoais do candidato. Campos que não são obrigatórios:
  • Nome do Pai;
  • Complemento;
  • Telefone Comercial;
  • Telefone Celular;
  • E-mail (depende do certame).
   Obs.:
            1. Os usuários que desejam solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, quando permitido pelo edital do certame, devem preencher os campos identificados com asterisco (*) de acordo com os dados cadastrados no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.
            2. Os campos em que o usuário declara que atende às condições do edital para a concessão da gratuidade e, ao mesmo tempo, solicita a isenção e do NIS estarão disponíveis no formulário de cadastro até a data estabelecida no edital.
Segunda Parte - Dados do Concurso
   Na segunda parte, o usuário deve preencher os campos relativos ao concurso. Estes campos são obrigatórios e geralmente são:
  • Cargo;
  • Local de Prova.
Terceira Parte - Portador de Deficiência
   Na terceira parte, caso o usuário seja portador de deficiência, deve ler os "Termos e Condições" e, se concordar e desejar concorrer às vagas do certame destinadas aos portadores de deficiência, deve clicar no campo apropriado.
Quarta Parte - Atendimento Especial
   Na quarta parte, se o usuário desejar atendimento especial no dia da prova, poderá optar por uma opção entre os itens apresentados abaixo.

   Opções de Atendimento em condições especiais:
  • Acidentado;
  • Amamentação até 6 meses;
  • Doença;
  • Gravidez de Risco;
  • Pós-operatório.
   Opções de Atendimento para Deficiência Visual:
  • Ledor;
  • Prova Ampliada;
  • Prova em Braille.
   Opções de Atendimento para Deficiência Auditiva:
  • Intérprete de Linguagem de Sinais.
   Opções de Atendimento para Deficiência Física:
  • Sala em Andar Térreo;
  • Auxílio para Preenchimento;
  • Mobiliário.
   Após selecionar o atendimento, o usuário deve ler os "Termos e Condições" e, se concordar e desejar o atendimento no dia da Prova, deve clicar no campo apropriado.
Quinta Parte - Conclusão
   Na quinta parte, o usuário deve clicar no campo que confirma que leu e concorda com todos os termos do edital do certame. Em seguida deve clicar no botão Avançar.

   Após clicar em Avançar, o usuário é enviado para uma página de confirmação dos dados cadastrados. Clicando no botão Confirmar, o usuário passa a ser candidato do certame e tem a opção de imprimir o boleto bancário para pagamento.
PÁGINA DE CONSULTA SITUAÇÃO DE CANDIDATOS
   A página é dividida em três partes como mostrado na figura ao lado.
  • A primeira parte apresenta um campo de segurança dessa página.
  • Na segunda parte, o usuário inscrito no certame pode consultar seus dados cadastrados.
  • Na terceira parte, o usuário inscrito no certame pode acessar o sistema de Requerimentos e Recursos.
Primeira Parte
   Na primeira parte, deve-se preencher o campo com o conteúdo da figura ao lado para que se consiga Consultar Inscrição ou acessar o sistema de Requerimentos e Recursos.
Segunda Parte
   Na segunda parte, o usuário inscrito no certame pode consultar seus dados cadastrados, informando CPF, Inscrição ou Identidade nos seus respectivos campos e em seguida clicando no botão Consultar.
Terceira Parte
   Na terceira parte, o usuário inscrito no certame poderá acessar o sistema de Requerimentos e Recursos informando a inscrição e a senha cadastrada no Formulário de Inscrição e clicando no botão Avançar. Este sistema permite ainda que o usuário altere a senha cadastrada e permite a visualização da Folha de Respostas ou Folha Discursiva/Redação, caso o edital faça essa previsão.

   Caso o usuário tenha esquecido a senha cadastrada, poderá recebê-la por e-mail, informando a inscrição no campo apropriado e clicando no botão Avançar.
SISTEMA DE REQUERIMENTOS E RECURSOS
   O sistema possui pelo menos três itens no menu: Requerimentos, Recursos e Senha. Dependendo do certame pode apresentar o item Folhas de Resposta/Discursiva/Redação. Os itens Requerimentos e Recursos possuem os subitens Cadastro e Respostas. O item senha possui o subitem Alterar. E, por fim, o item Folhas de Resposta/Discursiva/Redação possui o subitem Ver.
Requerimentos
   No menu, se o usuário clicar em Requerimentos e em seguida no subitem Cadastro, terá acesso ao formulário Cadastro de Requerimento.

   Neste formulário deve-se preencher os campos Telefones para contato, E-mail para contato e Solicitação, respeitando-se as instruções do formulário, e clicar no botão Cadastrar.

   Obs.: Este Formulário de Cadastro não estará disponível ao candidato no período destinado à Interposição de Recursos, a fim de evitar cadastramento de recursos no local destinado a requerimentos.
   
   No menu, se o usuário clicar em Requerimentos e em seguida no subitem Respostas, poderá consultar as Respostas dos Requerimentos cadastrados.
Recursos
   No menu, se o usuário clicar em Recursos e em seguida no subitem Cadastro, terá acesso ao formulário Cadastro de Recurso.

   Neste formulário deve-se preencher os campos abaixo, respeitando-se as instruções do formulário, e clicar no botão Cadastrar:
  • Campos para a Prova Objetiva: Tipo de Prova, Número da Questão, Gabarito do IPAD, Resposta do candidato e Justificativa.
  • Campo para outras Provas: Justificativa.
   Obs.: Este Formulário de Cadastro só estará disponível ao candidato no período destinado à Interposição de Recursos contra Gabarito Preliminar ou Resultado Preliminar de Etapa, definido em edital ou errata(s) do certame.
   
   No menu, se o usuário clicar em Recursos e em seguida no subitem Respostas, poderá consultar as Respostas dos Recursos cadastrados.
Senha
   No menu, se o usuário clicar em Senha e em seguida no subitem Alterar, terá acesso ao formulário Alterar Senha.

   Deve-se preencher os campos Alterar Senha e Confirme a Nova Senha com a senha desejada, respeitando-se as instruções do formulário, e clicar no botão Alterar.